segunda-feira, 27 de julho de 2009

senhor(a) de farda

Nota prévia: este post será um bocado parvo.

Agora que a zona do meu emprego sucumbiu às garras da EMEL, entrei em grande reflexão. Não devido à questão do congestionamento urbano ou dos problemas de estacionamento da cidade, porque nesse aspecto estou resolvida. Acho muito bem que usem todos os meios possíveis para diminuir o tráfego de Lisboa. Eu é que ainda tenho de fazer uma aprendizagem pessoal nesse sentido, mas para lá caminho - lentamente, é certo, mas não tanto como o ritmo para atravessar o Tejo numa tarde de Verão.
A minha reflexão é de outra ordem. Toda a gente sabe, ou pelo menos devia saber, que ser funcionário da EMEL é ter uma profissão de risco. Espero que paguem bem aos rapazes e raparigas, porque, segundo consta, dois por dia sofrem tentativas de atropelamento. Um dia normal no stressante trânsito desta cidade.


Quando vimos estas fardas, temos vontade de fugir, não só porque podemos ser vítimas colaterais dos atentados, mas também porque temos de chegar antes deles ao nosso carro. Há outros que devem ter logo vontade de correr para cima deles, mas são géneros diferentes de pensar.
Pensando nesta coisa da perseguição, lembrei-me das testemunhas de jeová, mas esses não têm farda. Logo não é a mesma coisa. Mas por outro lado, há os mórmon elders que embora mais raros têm igualmente este ar dúbio de funcionário da EMEL: não sabemos se irão passar-se e bater em alguém ou se serão mais uma vez atacados pela roupa estranha que estão a usar. Ambos têm papéis na mão que não queremos que nos passem e definitivamente querem cumprir a sua missão.


Todos estão a querer fazer o bem, disso não tenho dúvidas. De uma forma, por vezes, chocantemente obtusa e absurda, mas ainda assim propondo-nos novos hábitos, novas formas de viver.
É caso para dizer: sigamos os senhores e, de preferência, que não seja para atropelá-los.

6 comentários:

Sandera disse...

hum, acho que tens toda a razão quando dizias que era um post tolinho eheeh e acrescento eu : assustador na escolha das imagens

;-.)

Sandera disse...

... parece um daqueles folhetos que os srs velhotes estão ali a oferecer todas as manhãs...

;-.)

ana vicente disse...

Sim! é mesmo! só que não é italiano...

Kardo disse...

É caso para se dizer que as vezes é preciso reflectir e chamar ao SENHOOOOORRR!!!

Parece-me importante criar o SUPB (Sindicato Unido dos Profissionais do Bem) único lugar onde podemos sentar juntas todas estas pessoas. Eu incluiria na lista dos possíveis sindicalizados aos amigos que cantam no metro para pedir esmola (eles também querem o nosso bem! dão-nos prazer musical nessa monótona viagem e nós muitas vezes fazemos a vista gorda para os ignorar!)

Kardo disse...

Ao amigo da EMEL: "SENHOOOORR TÊM PIEDAAAADEEEE"

asimoes disse...

espectacular, gosto da ligação entre os emeis, jeovás e os mormons!

de todos a mim metem-me mais medo os jeovás, mas isto é pq costumo deixar o carro em casa! ;D