terça-feira, 7 de julho de 2009

Os tais novos canais

Ele é twitter, ele é facebook, ele é xiribitatatá... o mundo da internet, com as suas redes sociais, canais de divulgação, plataformas, e urras urras, não pára de evoluir. De tal modo, que já me disseram no outro dia que os blogs estavam desactualizados.
É certo que eu já ando nisto dos blogs desde 2004. Vistas as coisas assim, estou para aqui a escrever posts, ainda que com um ano ou dois de interregno, há quase cinco anos. Em meia década muita coisa acontece - basta olhar para as crianças.
Eu abraço as novas tecnologias de bom grado, mas há plataformas (vamos simplificar) que eu não entendo, ou que pelo menos não consigo acompanhar. Bem sei que, graças à minha profissão, tenho o privilégio e a obrigação de estar sempre ligada, mas neste mundo virtual que a Internet criou há muitas coisas que me escapam. E que quero que continuem assim, enquanto puder.
Habituei-me a ver certos instrumentos da Internet como meios alternativos de contextos comuns não virtuais. Por exemplo, o messenger é um alter-ego distorcido de uma conversa (em modo pior), um blog é uma publicação pública em formato digital, um email é uma carta, um fax, uma circular... Com as devidas distâncias, estes meios partem de algo muito comum na vida social diária para se deslocarem para outra coisa. Mas agora as plataformas estão a criar novas formas de vida social. Estão a liderá-las. Os sms são algo por si só, o twitter também, o Facebook eu sei lá.
Não há nada de mal nisso. Pelo contrário, faz parte da evolução das coisas.
Mas às vezes apetece desligar. E a propósito disso encontrei uma publicidade brilhante. Que me faz pensar que não me importa nada estar desactualizada num certo sentido, se imaginarmos que há livros há centenas de anos.



4 comentários:

asimoes disse...

okok, mas vais aderir? ;D

testes tão lindos no facebook

Sandera disse...

Eu ando com uma alergia ao computador e msn e horas e horas sentada nesta secretária...fora a tendinite e alergia ao rato...

se pudesse pegava em tudo e despejava no lixo! mas no a sério, daqueles que temos de carregar porta fora.

* a verificação de palavras para este comentário é: grata. bizarro.

Sandera disse...

xiribitatatá.com?
tenho de me registar mega super rápido1 quero estar in.
;-.)

asimoes disse...

sandera, os testes do facebook são geniais. ias adorar!