quinta-feira, 2 de julho de 2009

Bons momentos




Ontem vi a versão portuguesa deste anúncio do papel higiénico Colhogar e achei brilhante. Não estava minimamente à espera de nada do que se passa ali e fartei-me de rir.
Acho que tudo o que se passa numa casa de banho com papel higiénico tem potencial cómico. É o nosso lado mais infantil a rir-se da palavra "cocó" e dos puns dos outros.
Mas à parte disso, o que gosto mesmo é dessa ideia de que há um momento de fantasia e catarse individuais durante o tempo de sanita. Pensar naquele momento universal como um refúgio do indivíduo é algo cómico e generoso. É reconhecer em cada um de nós uma fracção exclusiva, única e que não é para partilhar. Mesmo que seja no cocó.
É generoso no sentido em que se reconhece no outro também esse espaço e essa "poesia". Ainda no passado fim-de-semana, pude testemunhar dois casais a discutirem a questão "tempo de lazer na sanita".
Seja com leituras rápidas (ou não...), seja sudoku ou palavras cruzadas, seja brincadeiras com o papel higiénico, seja simplesmente 3 minutos de puro silêncio (ou quase) e isolamento, é um momento que deve ser bom para quem nele está.
O anúncio é cómico, é simples, é eficaz. Eleva a fasquia do disparate individual e privado e eu gosto disso.

5 comentários:

Kardo disse...

escreveste "cocó" e "puns"
Mais o que é isto?

(lembro-me de ouvír dizer a uma minha profesora de desenho, que o momento de fazer "cocó" é onde podemos ver-mo-nos a nós próprios, sem máscaras)

Kardo disse...

(ela também dizia que era o seu pequeno momento de "pessoal prazer" mais isso já é outra conversa)

Sandera disse...

Se calhar é uma boa altura para te dizer que ontem numa tentativa de manter o Henrique na sanita (visto que o puto só quer fazer cocó na fralda) contei e inventei muitas histórias só para o entreter...
e não sei como nem porquê
MAS A ANA VICENTE COMO NÃO É NADA GULOSA NÃO GOSTA DE CHOCOLATE!

Como cheguei a isto?
não faço ideia.

Hoje vou fazer turbantes e enrolá-lo como se ele fosse uma múmia prometo!


* mto cómico o anúncio!

asimoes disse...

calminha calminha, todos temos noção do impacto ambiental de enrolar papel higiénico na cabeça como se não houvesse amanhã? brincadeirinha, agora há papel reciclado pingo doce e tudo ;D

adoro os meus momentos wc. são higiénicos mesmo no sentido afectivo do termo.

ana margarida disse...

Agora sim, ESTOU A RIR-ME!