quarta-feira, 22 de julho de 2009

Dói-me aqui

Existe uma marca farmacêutica que se chama HELP, o que em si mesmo já é um nome que me cativa. Não quer dizer outra coisa que não o que é: ajuda, socorro, etc. Ver isto, na minha área, é uma grande alegria. Não complica, não aspira a outra coisa, não dá uma volta de 180º para dizer o que quer. É aquilo e só aquilo. É óbvio que não resulta sempre, mas este caso parece-me bastante feliz.
Têm umas embalagens ainda menos complicadas, para tornar a sua comunicação absolutamente compreensível e eficaz.



Com uma mensagem directa sobre os sintomas, torna a aquisição ainda mais fácil e simples. Imagino que, sendo a Help uma marca norte-americana, a lógica de packaging utilizada é dirigida mesmo à prateleira, possibilitando ao consumidor adquirir pela sua própria mão o produto em causa.
É certo que isto levanta uma série de questões éticas, por se tratar de um produto médico, fazendo-nos questionar se algo que interfere com o nosso bem-estar físico deva estar assim à mão de semear.
Para mim, parece-me simples. Não tão simples como as embalagens, mas simples como os sintomas que pretende atacar. A diferença entre dizer analgésico, ansiolítico, anti-histamíco, anti-inflamatório e dizer contra as dores, contra a ansiedade, contra as alergias e contra as inflamações é toda. É democratizar a linguagem e não nos tornar todos médicos de bancada, que acham que dominam alguma coisa por dizer estes palavrões.
Todos estes medicamentos podem ser adquiridos numa farmácia sem sequer precisar do aval do farmacêutico. Basta dizer o nome. Assim parece-me mais fixe. Mesmo que uma pessoa não grite "Socorro, ajudem-me! dói-me a cabeça!" haverá uma embalagem a solidarizar-se com a nossa dor.
Agora só falta inventarem a marca "Água! Tenho sede!" para completar o quadro.

2 comentários:

Kardo disse...

Gostei muito ver também a forma em relevo do producto que a embalagem contêm: pastilhas, pensos, etc.. a coisa torna mais evidente ao longe o que nós precisamos.

A melhor ideia é sempre a mais simples.

Sandera disse...

e OS PRESERVATIVOS O QUE DIRÃO?

Help
I WANT TO HAVE SAFE SEX

OU A PÍLULA
Help
I DONT WANT A BABY NOW

;-.)


ADOREIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII


tb devia haver Help
I DON'T KNOW WHAT I WANT BUT I JUST CAME WITH A FRIEND AND NEED SHAMPOO