terça-feira, 1 de setembro de 2009

à volta

Estar em Lisboa, já fora de férias, não significa estar de volta.
Estar de volta, desta vez, vai demorar. E não me importa muito que a adaptação chegue tarde. Estou ainda como o lugar que deixei, rude e selvagem. Mas sem a beleza e a liberdade que por lá deixei.
Há lugares que nos envolvem. Porque são cheiro e som diferentes, porque tudo à volta pousa nos olhos sem entrar por eles adentro. Porque o tempo se torna diferente, sem caprichos nem pressões. Voltei meio africana, sem sair deste país, meio selvagem mas imersa em comunidade. Fiquei assim sem me dar conta. E agora não me rala a sobranceria nem a altivez de Lisboa. Não me rala a sua beleza e a sua atracção. Sei que vão chegar e então estarei de volta. Mas, por enquanto, não lamento não estar cá.
Lamento não estar lá. Mergulhar em águas sereias. Levar com a brisa a cheirar a esteva. Ter o corpo coberto de sal e sol. Ser elevada por paisagens agrestes. Guardar restos de comida para os animais. Andar despida. Entrar no lugar e permanecer na paisagem. Tornar-me parte dela, ser o lugar simplesmente.
É um privilégio viver assim por 15 dias. Sem perfeição nem ilusão. Com muito menos camadas. Partir é abdicar desse privilégio. É voltar a outros privilégios que, por alguns momentos, ficarão sem sabor.
A terra é tão saborosa e gostosa, que é impossível que tudo o resto, mesmo sofisticado e galante, não pareça sensaborão por uns tempos.

Para entreter-vos deixo aqui a 2ªparte de um documentário sobre a Mayra Andrade. É curtinho (10 minutos esta parte) e vale a pena. Podem ver a 1ª parte aqui. Esta foi a banda sonora dos 15 dias. E nunca cansou. Ainda não consegui deixar de ouvir. Tem a mesma rudeza e beleza que encontrei. Tem a mesma cadência e é um encontro semelhante de gentes e ritmos.


3 comentários:

Kardo disse...

wow que bonito! que poética! à quanto que não ficavas assim? se calhar esta é a primeira vez que fizeste férias :D

fumante disse...

Pela forma como o descreves dá vontade, a qualquer um, de lá estar e por lá ficar uns tempos.
Quase que me transportas novamente para essa sensação de férias...eu que já estou com tudo a entrar-me pelos olhos adentro há 1 mês.
Sintoma de que preciso de mais férias ;)

E a falta que me fez as coisas que te entram pelos olhos adentro!

Sê muito bem-vinda!

Sandera disse...

Por momentos achei que tinhas andado na savana africana, no meio dos bichos sem sinal de civilização...

eheheh 15 dias com 3 crianças e saí um texto destes!!!
os meus parabéns.
mesmo.


;-.)