quinta-feira, 10 de setembro de 2009

os verdadeiros latinos

Há boas notícias que são uma tal surpresa que até ficamos atónitos. E depois espantados por serem notícias de outras paragens e não daqui ou de um qualquer país nórdico, evoluído e tal. Logo a seguir, sentimo-nos envergonhados por não estarmos lá.
O Uruguai aprovou a adopção por casais homossexuais, tornando-se o primeiro país da América Latina a fazê-lo. Para mim, até agora, o Uruguai era apenas mais um daqueles países da América do Sul, com uma bandeira parecida com a da Argentina. Agora é um país pioneiro. E imagino como será de facto. Para ir contra a Igreja Católica e uns quantos psicólogos de determinada linha, não pode ser só mais um país. Precisou de uma classe política suficientemente esclarecida, progressista e corajosa para ter a ideia e depois fazê-la andar.
É uma boa notícia para o país, para o continente americano, para os latinos e, no fundo, para todos nós. Pelos 30 segundos de notícia, até nos faz bem a nós, revigorados e esperançados.


5 comentários:

Sandera disse...

I like this

fumante disse...

Continua a ser vergonhoso que pais e mães heterossexuais, mas maltratantes, sejam beneficiados tendo como critério, única e exclusivamente, a sua preferência sexual. As crianças crescem em agregados violentos, passam fome, são neglicenciadas, são violadas de todas as formas possíveis nos seus direitos básicos mas... estão com os pais. Com os pais biológicos que têm direitos apenas porque deram uma queca que deu origem a um novo ser. É evidente que isto será um tema complexo, com muito por dizer, que quase nada se situa no preto ou no branco e, neste caso, há muitas gradações de cinza pelo meio(como diz alguém que conheço). No entanto, uma coisa é certa: a preferência sexual não é critério para definir maternidade ou paternidade; não é critério para definir se se funciona bem em casal ou não; não é critério que impossibilite a constituição de uma família "saudável" (e elas existem?); não é!
Há muito que devia ser possível a adopção por casais homossexuais, há muito que devia ser permitido o casamento entre homossexuais...
A ver se nos tornamos tão evoluídos como o Uruguai.

NOTA: Ao menos eles estão tão mal como nós no apuramento para o Mundial. "O Uruguai vê a sua passagem para o Mundial 2010 cada vez mais difícil ao ter sido derrotado pelo "outsider" Peru."

joana disse...

grande Uruguai! E grande fumante que tenho o prazer de ter como amigo...

asimoes disse...

que boa boa noticia

Unknown disse...

é mesmo uma boa notícia