segunda-feira, 28 de setembro de 2009

um novo cenário

Após esta noite eleitoral, desenha-se um cenário diferente para Portugal. Deixa-nos curiosos, expectantes e até esperançosos. Só não dá para estar mais devido à infeliz subida para 3ºlugar do nosso rapaz das feiras. De qualquer modo, é algo substancialmente diferente do que temos vivido nos últimos tempos e, até ver, a coisa promete.
Entretanto, os analistas políticos já fizeram as suas coligações virtuais, os prós e contras, e não vou maçar-vos com isso.
Ontem foi uma noite histórica por muitas razões. Para além das já anunciadas, resta sublinhar uma outra muito importante: Miguel Vale de Almeida foi eleito pelo PS como independente, tornando-se, do que sei, o primeiro gay assumido a ser eleito para a Assembleia da República. Não é um gay qualquer, é um activista e, pela qualidade da sua acção política e cívica, será com certeza uma grande aquisição para a equipa dos deputados.
Sobre isso, importa também falar das imagens mais formidáveis da noite eleitoral de ontem. Sem correr quaisquer riscos de favoritismo partidário (pois não votei PS), foi maravilhoso assistir à cartologia dos apoiantes do PS depois da vitória. Viam-se as habituais bandeiras do Partido, as de campanha e depois as do Arco-Íris, símbolo do movimento gay em todo o mundo. Foi a primeira vez que as vi num contexto partidário destes, numa noite de eleição, mostrando claramente como a defesa dos direitos dos homossexuais dá os seus frutos e como a luta e a visibilidade compensam.
Para um toque ainda mais saboroso para o partido vencedor, e para mim (porque me dá esperança neste novo PS que terá de governar), havia, entre os apoiantes, muitos negros, muita cor.
Foram as imagens da noite, porque permitiram-me a mim ver um Portugal mais plural, mais rico, mais progressista e isso já soube a vitória.

2 comentários:

Anónimo disse...

a proxima vez que houver eleições aqui em angola, vou por-me no meio das celebrações para ver se no blog "txé que aquilo entrou para a vista aué", a angolana "ana mtamba vissunta" põe a minha foto!

joana disse...

humm... dá para desconfiar... ou és preta ou gay!