sexta-feira, 18 de setembro de 2009

conta a história, conta

Hoje é inaugurada a Casa das Histórias Paula Rego em Cascais.
O projecto fascina-me e estou desertinha para ir lá espreitar. Além de achar a obra da Paula Rego um palco brutal da humanidade e esteticamente pujante, a artista também me cativa. Há algo de infantil na forma como fala e um despretensiosismo que me agradam.
Hoje, na rádio, ouvi-a falar do espaço exactamente assim, como despretensioso. Essa é uma qualidade rara no mundo artístico e, na Paula Rego, encontro-a.
Por outro lado, a Casa, a que não quis chamar museu, parece ter um conceito bem catita. Aberto até às 22h, com entrada livre, com um edifício do Souto Moura, integrado no espaço, e um programa educativo amplo desenham a casa como hospitaleira. O aspecto do site, a cafetaria/restaurante e a loja prometem-nos ainda essa sensação de conforto e detalhe, que nos aconchega quando nos queremos sentir mais cosmopolitas e modernos. E, claro, há as exposições.
Para ajudar à boa sensação, esta ideia de histórias promete. Abre uma porta para mundos para explorar, para um lugar com momentos que encantam e entusiasmam, como uma boa história.
Antes de ir, já me sinto bem-vinda, talvez pelo carinho que sinto pela obra e pela criadora. E intuo a Casa como uma casa aberta a toda a gente que a quiser visitar.

2 comentários:

asimoes disse...

gosto do edificio, faz lembrar a cor da terra de angola

Sandera disse...

este fim de semana hei-de lá ir
ou não me chamo sandera!!!