terça-feira, 23 de junho de 2009

o mundo como o conhecemos...

O nosso mundo está ameaçado. Às vezes sentimos, outras esquecemo-nos. Há situações e momentos em que se torna incontornável ver a ameaça. Mudanças radicais provocadas por alterações climáticas acontecem em pessoas e espécies. Os animais vêm o seu habitat reduzido a nada. Quando desaparece a casa, desaparece a sobrevivência. O planeta Terra em completa mutação, mas nós somos humanos, mestres em sobrevivência. E, no entretanto, nada será como foi, é, tem sido. Muda a cada instante. E nem o sentimos.

Este filme é implacável nisso. E, apesar do absurdo, quando o comparamos com a imagem final, não há como deixar de sentir.




Totalmente diferente é este filme publicitário do Museu de Natureza e Ciência de Denver. Muito bonito e engraçado. Mas depois de vermos o primeiro, pensamos em como seria impossível um dinossauro sobreviver hoje. Não há espaço para ele.


3 comentários:

asimoes disse...

o segundo video é uma fofura! dá vontade de ter um dinozinho doméstico

a primeira está sub-aproveitada na minha opinião. Acho que é uma óptima alegoria do que é a redução de habitats, e sem dúvida que as alterações climáticas são uma das causas principais. Mas tb o são a destruição de florestas, a maior urbanização, a construção de auto-estradas (neste caso é mais a fragmentação de habitats, mas vai dar ao mesmo), ie, tudo o que reduz a quantidade de habitats virgens.

E manter os habitats e ecossistemas virgens não é só uma questão de gostar de bichinhos. Deus sabe o medo que eu tenho deles, e quão urbana sou. São lindos todos, dentro da televisão (sim, eu estou a viver em áfrica, não é o melhor sítio para pensar assim). Os ecossistemas fornecem serviços muito importantes, como a regulação dos ciclos da água, do azoto e mesmo do carbono, o tal responsável pelo aquecimento global. Ou seja, o aquecimento global destroi os habitats, destruindo a capacidade dos mesmos controlarem o ciclo do carbono, ie, o aquecimento global.

A desligar as luzes e reduzir o ar condicionado sff! :D

fumante disse...

Não sei se conheces... Mas, de qualquer forma aqui vai o link para esta campanha promovida pelo wwf brasil, e que penso estar também muito bem conseguida.
http://www.youtube.com/watch?v=FfbSxW3wPUQ&NR=1

ana vicente disse...

Já conhecia e é de facto muito boa!

Essa ideia de causa-efeito é o que ainda está difícil de apreender para a maioria das pessoas. Não precisamos de estar a cortar árvores para estar a criar um impacto negativo no nosso planeta. É disso que temos de ter noção: como as nossas acções podem ter consequências.

Não me estou a armar a achar que não tenho acções danosas (aliás tenho a certeza que as tenho, não me façam falar), mas tento compensá-las ao máximo com acções positivas. Se consigo, não sei dizer, mas vou tentando.