quinta-feira, 25 de junho de 2009

à nossa imagem

Esta campanha para a adopção coloca o dedo na ferida. Um dos desejos dos pais é ter filhos à sua imagem. Uma expectativa absoluta e quase inconsciente de encontrarem nos seus filhos um reflexo de si mesmos. É natural, é normal.

Por isso, em muitos casos de adopção principalmente em casais que não podem ter filhos, imprime-se essa vontade: encontrar um bebé que se pareça fisicamente com os progenitores.

O que esta campanha nos diz é extremamente simples: os nossos filhos serão sempre nossos. E isso tem a ver com a escolha e tem a ver com o amor. Pode haver amor sem escolha, mas dificilmente há escolha sem amor, quando se trata de crianças. Talvez porque elas parecem ter sido feitas com esse ingrediente secreto. Foram feitas para serem amadas. Quem adopta, quem faz uma escolha por uma criança, sabe disso. Eu escolhi amar esta criança, e isso é decisivo. É isso que a torna nossa.

E será sempre à nossa imagem. Pois não há reflexo mais profundo na personalidade de uma criança do que a dos seus pais. Pode não ser tão evidente, nem tão "bonito", como as feições, mas é muito mais poderoso.


3 comentários:

asimoes disse...

eu gostava muito de adoptar

com a quantidade de bebés conguitos que há nas ruas de Luanda, com perninhas cor de chocolate e reboludinhas, e com as bebés cheias de papelotes coloridos, começo a achar que qualquer dia rapto!

(se souberes alguma coisa concreta sobre adopção em angola conta!)

e depois sim, vou fazer da minha uma conguita de cabelos loiros como a mãe, e não há anúncio de restaurador alex que me desmotive!

Anónimo disse...

eu também gostava muito de adoptar...

e aqui entre nós se nunca adoptar vou ser uma frustrada da porcaria...mas isso é outra conversa.
algo me diz que mesmo podendo ter filhos biológicos e tal e não sei o quê eu conseguiria amar uma criança que não me saiu da barriga ou das fuças;-.)

agora e quanto ao que mostraste...ATÉ ME ARREPIEI.
de bom!


bjs à Anatunãotedesgracesaraptarcrianças!


sandera

Unknown disse...

muito bom