segunda-feira, 22 de junho de 2009

Conta lá outra vez

Passados 25 anos da sua produção, eis que revi o filme "História Interminável", marcado em mim pela imagem de um cão voador e uma canção gira para dançar em festas dos anos 80.

Assisti ao filme este fim-de-semana, com 4 crianças à volta, e é gratificante e enternecedor testemunhar que uma boa história vale muito mais que 25 anos de inovações em efeitos especiais. Continua a resultar, a ver pela reacção dos putos. Sentiram medo, espanto, alívio, riram-se, saltaram de felicidade e comoveram-se, como as crianças das outras gerações.

E eu lembrei-me que não era um cão voador, mas sim um dragão sem asas, o Falkor!



Um mundo de fantasia que depende dos humanos para subsistir, a demanda de um muito jovem guerreiro que se confunde com a personagem do outro miúdo leitor, conseguindo juntos salvar aquele mundo quase destruído pelo Nada... tudo são grandes ideias. E, principalmente, conseguem tornar o filme uma verdadeira aventura para quem o vê, cheio de situações e momentos empolgantes e mágicos.

Ao fim de 25 anos, rimo-nos dos efeitos especiais. Mas continuamos a acreditar. Acreditamos que o Folkar é fofinho e que é possível uma criança salvar toda a imaginação simplesmente por desejá-lo.

Uma boa história é intemporal. E, é claro, interminável.

5 comentários:

asimoes disse...

vi este filme em vídeo na casa do então namorado da minha irmã, 10 anos mais velha que eu (agora marido), enquanto eles se osculavam apaixonadamente.

lembro-me tão bem. Cheguei a ler o livro e tudo!

cabom que saudades, caternura

Anónimo disse...

há um livro?

;-.)


eu já espantei a vicenta com um "nunca vi este!" e quando ela tinha a boca aberta em sinal de profundo espanto (e também algum horror) espetei-lhe com um "e nem o E.T."

Estava a ver se faziam um remake
;-.)

ihihihi

sandera

Kardo disse...

Também lí o livro: tão original com a história mesma. Lembro que estava impreso em duas cores: as letras negras narravam o mundo real, e as letras verdes narravam o mundo da fantasia... que maravilha! tenho de buscar já ese filme para voltar a ve-lo!
(Sandera! tens de ve-lo!)

asimoes disse...

pois era Kardo!!!

Sandera, vai! que estás tu à espera! vai deixar-te :-.D

Anónimo disse...

fantastico filme :)