segunda-feira, 9 de novembro de 2009

todos e todas de pé

Existe a velha piada da criação em que Deus confrontou Adão e Eva com a seguinte proposta: (ler com voz divina) "Tenho duas aptidões especiais para distribuir por vocês, marcando assim o vosso sexo para toda a eternidade!" Adão e Eva aguardaram expectantes. Deus continuou: "Uma delas é o poder de mijar de pé...". Adão interrompeu-o logo, muito entusiasmado: "Eu quero essa, quero poder mijar de pé". Deus, sempre muito calmo e tolerante antes do surgimento das alterações climáticas, disse-lhe: "Mas, Adão, ainda não vos disse qual é a outra.". Adão não queria saber e insistiu ficar com essa habilidade extraordinária, antevendo já anos e anos de mijadelas para árvores, cantos e onde quer que lhe aprouvesse. Como a Eva não parecia muito preocupada com isso, Deus assentiu e deu a Adão o dito poder, para logo em seguida dizer: "Sendo assim, Eva, ficas tu com os orgasmos múltiplos".

Anedotas e mitos à parte, surge agora no mercado, trazido pelos americanos é claro, um novo produto que permite às Evas e às outras mijarem também de pé. Chama-se Go Girl e é um mecanismo (simples até) que permite a uma mulher fazer chichi sem ter de se preocupar em arranjar uma casa-de-banho. Supostamente muito prático e higiénico, o objecto é claramente mais um passo de emancipação. Mesmo que nos pareça supérfluo ou desnecessário, a verdade é que todo o conceito do produto assenta na ideia de autonomização da mulher. Com uma assinatura de produto que diz "Don't take life sitting down", que é algo como não leves a vida a sentar-te, este torna-se mais um veículo de empoderamento das mulheres. Tal como dizem, "You won’t be like a man. You’ll just pee like one.", ou seja, não haverá nada que não possas fazer como ele. Independentemente de querer ou não mijar de pé, poderei fazê-lo. O próprio nome é um sinal desse empoderamento.

Trata-se de um produto comercial e, nesse sentido, torna-se ainda mais fascinante, pois inevitavelmente sugere que o mercado está preparado para isto. As mulheres estão preparadas para isso. Já não aceitam simplesmente as "aptidões que Deus lhes deu" (mesmo que sejam muito boas) e vão à procura de novas, desafiando o que está convencionado e o que é "naturalmente" o seu limite.

2 comentários:

Kardo disse...

so tenho uma pergunta ao produto: depois de usado o que se faz? lava-se no lavatorio para logo ser guardado? é que estou a imaginar a coisa muito prática para uma saida à noite no Bairro, onde as casas de banho metem nojo...

A ideia não é nova, e lembro-me a uns anos uma versão em papel que era descartável, chamava-se "Piss-Urinator" :D

ana vicente disse...

de facto, a ideia parece que não é nova. Até porque, não sei se viste o filme, elas dizem que na europa toda a gaja usa disto... eu nunca vi, mas pronto.

Pelo que percebi, acho que pode ser lavado. É reutilizável e reciclável ao fim de algumas utilizações.