quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Corta!

Hoje é Dia da eliminação da Violência contra as Mulheres e nunca é demais puxar este assunto, porque infelizmente a luta ainda faz todo o sentido. Segundo dados da APAV, o número de crimes de Violência Doméstica aumentou 9% no 1º semestre de 2009 face ao de 2008. No entanto, isso não quer dizer necessariamente que os crimes aumentaram, antes reflecte uma maior consciência do problema e uma maior capacidade de denúncia.

Falar, intervir, não calar é desocultar este fenómeno, infelizmente demasiado comum em Portugal. Quantos e quantas de nós já testemunharam ou sabem de alguém que foi vítima? Quantas de nós poderão ainda esconder uma situação dessas nas suas vidas, passadas e presentes? A Violência contra as Mulheres é uma realidade demasiado evidente aqui, como mostram as notícias recentes, mesmo sendo crime. Noutros pontos do Mundo, nem sequer é crime, antes hábito instituído e aprovado pela sociedade.
Temos de fazer a nossa parte. Dizer basta! Nunca olhar para o lado, nunca esperar que passe. Por todas as mulheres que morreram, sofreram e sofrem. Por todas as mulheres, que vivem no permanente medo, desejando apenas a normalidade e o fim da constante ameaça. Por todas as mulheres que virão.
Hoje, há mulheres e homens no nosso país que fazem do seu trabalho uma luta diária contra estas situações, acompanhando vítimas e desocultando situações, prevenindo e mudando mentalidades. Elas e eles também merecem que os demais cidadãos façam a sua parte.

"Não é altura de dizer corta?" é como acaba este filme incrível de 2 minutos contra a Violência Doméstica. Protagonizado pela bem conhecida actriz Keira Knightley, o filme é brutal, não só pela Violência que transmite mas também pela angústia que a antecede. Aconselho a ver e os mais sensíveis que se cuidem, porque também eles serão eventualmente chamados a gritar Basta! Ninguém pode estar sozinho numa situação destas.



Noutros moldes totalmente diferentes, esta campanha dinamarquesa faz uma interessante chamada de atenção para os quadros bonitos que escondem a mais dura das verdades. Trabalho de pormenor e detalhe, totalmente diferente do filme inglês, é no entanto extremamente acutilante na abordagem. Cliquem nas imagens para verem bem.




E para não esquecermos que a Violência Doméstica não é apenas um problema dos casais heterossexuais, aqui fica uma imagem da campanha da APAV contra a violência entre pessoas do mesmo sexo, desenvolvida, com muito orgulho meu, pelo meu primo Rodrigo.

Sem comentários: