quarta-feira, 7 de outubro de 2009

colados para a vida

Muito se fala, estuda, analisa, comenta, idealiza, sistematiza, teoriza sobre o facto de haver casais que vivem juntos uma vida inteira. É claro que um certo cinismo, bem aplicado em determinados casos, pode apontar para factores externos oportunistas que levam casais a permanecer juntos. De qualquer modo, encontrando casos bem sucedidos, o enigma pode instalar-se, levando equipas a formar opiniões científicas de todos os ramos para sustentar teorias. Na verdade, isso pouco interessa, porque até hoje ninguém se tinha lembrado desta. É tudo uma questão da cola que se usa, como podemos constatar neste anúncio (se clicarem na imagem podem ler o copy: long lasting glue - cola com efeito prolongado).



Uma boa cola com efeito duradouro, como esta, pode fazer milagres. Esta campanha, com o sentido de humor bem apurado, levanta o véu desta questão, revelando essa ponta de cinismo que a nossa sociedade tão bem alimenta.
Mas o que gosto mais desta ideia é mesmo essa possibilidade de encontrarmos a cola certa. E aqui cola quer dizer tudo aquilo que colocamos entre nós que nos aproxima. Tudo aquilo que faz do dia-a-dia um motivo de proximidade, intimidade e cumplicidade. Não é à toa, parece-me, que todas estas palavras terminam com idade, como se a vida nos desse tempo para a absorvermos bem, para crescermos e enriquecermos com aquilo que ela nos dá.
Às vezes, não precisamos de pensar no efeito prolongado da "cola", podemos simplesmente aplicá-la e ver quão boa ela é, aproveitando a sua capacidade de nos fazer permanecer em contacto (muito próximo) com prazer.
Há anúncios que têm este condão de despertar reflexões, mesmo quando são tolos, cómicos e um pouco idiotas. Ou então é só dos olhos. De qualquer modo, sabe bem colar.

3 comentários:

Sandera disse...

eheheheh
sacanas ainda meteram o velho (aliás Idoso, desculpa D.) com ar de chateado como se ela o tivesse colado sem ele querer
salafrários!

a expressão "és um colas" ganha outro sentido!

entretanto com este disparate afastei-me da parte românticopastoril, ao contrário do que seria de esperar!

;-.)

joana disse...

belíssimo post!

Unknown disse...

acho que os meus avós tinham a cola certa. morreram agora os dois, em menos de um mês. esperávamos a morte do meu avô e morreu a minha avó, sem aviso. acho que não quis assistir ao que vinha. e o meu avô deixou de ter razões para resistir. não sei se foi assim.