segunda-feira, 19 de abril de 2010

o utilizador feminino

Hoje passei por uma "Bluestore", que é como quem diz uma loja tmn cheia de tralhas, entre as quais telemóveis, acesso à internet, pacotes de tv, eu sei lá. No meio da panóplia e já quando estava a pagar, descobri algo interessante, deveras interessante. Um stand-up de balcão a publicitar um telemóvel (cujo modelo se chama Diva e a marca começa por S, acaba em G e tem AMSUN no meio - só para despistar). Um dos pontos de venda era, nada mais nada menos, que "Interface de utilizador feminino". Fiquei espantada, intrigada. Nem sequer era um "ideal para mulheres" ou "o modelo mais feminino de todos os tempos", nada disso. É um novo conceito totalmente disruptivo: o utilizador feminino.
Note-se uma vez mais em português: não é a utilizadora - é o utilizador feminino.
Bom... fui tentar perceber o que era isso do utilizador feminino. Estou interessada nestas matérias. Fui ao site da tmn, fui ao site da marca e fiquei com algumas pistas.
Li as "Características diferenciadoras" do telemóvel e passo a citar as que eu acho que se referem aos atributos do utilizador feminino.
Cá está:
. Beauty Effect é uma funcionalidade que permite "fotos com uma luminosidade própria de uma revista de moda";
. depois há o Lomo Shot, que torna as "cores mais vivas e brilhantes", e que ainda permite trabalhar as fotografias "de uma forma artística e original";
. a Wish list, uma Lista de Compras com organização e categorização de compras de "forma apelativa";
. esta é das minhas preferidas, a Fake Call, para receber chamadas falsas quando o utilizador feminino "está numa situação embaraçosa/aborrecida";
. e outras coisas relativas à Internet e às redes sociais.
O que descobrimos nesta viagem?
O utilizador feminino consome obviamente moda, adora cor, quer ter fotos luminosas e tem beauty a sair-lhe pelos poros; é fanático por compras é claro; tem propensão a situações sociais incómodas, talvez por causa do problema dos poros e, claro está, evita o conflito, prefere arranjar uma desculpa.
Se tivesse de pensar muito iria descobrir um ou dois utilizadores femininos nos meus conhecimentos. Mas com este requinte, garanto que seria difícil. Isto é uma versão optimizada da dondoca. E, claro está, o interface de utilizador feminino não tem características diferenciadoras do género "conciliar reuniões com horas de mamadas" ou passatempos para identificar estereótipos do feminino. Mas talvez fosse boa ideia. É que o utilizador feminino não é uma mulher, é uma diva, como o próprio nome indica.
Já para não falar de todos os homens (já não dá para escrever utillizadora masculina - que espanto) que se interessam por moda, cores garridas, compras e fugir com uma péssima desculpa. Esses homens não são destinatários deste produto.
Agora a sério: eu sei que há produtos feitos para mulheres. Pensos e tampões, gogirl, roupa, carros, etc... eu sei disso tudo. Mas há que saber distinguir o que é diferenciador ou exclusivo nos produtos e vendê-los como tal. O verdadeiro utilizador feminino (ou seja, gaja com telemóvel) pode usar qualquer tipo de telemóvel. E há utilizadores, em geral, que prefeririam este modelo - mas isso não faz deles mais femininos. Nada contra a escolha.
Tudo contra a mensagem e o preconceito inerente.

7 comentários:

asimoes disse...

preciso de um go girl aqui para africa para poupar aos srs da estrada visões de baleias brancas de cocoras.

de resto, eh pá, até que gostei da wish list

ana vicente disse...

ahahahah!
claro que sim, mas és mais feminina por isso?

asimoes disse...

eh pá, sabes eu eu e a noção de feminino e masculino...
explica melhor o que estás a perguntar...

Miss Marvel disse...

eu também tenho um telelé de gaja, é da sony ericksson jalou e tem função de espelho, quando se toca numa tecla específica e tem os botõezinhos em forma de cristal :) pelo que descobri até agora, estas são as únicas funcionalidades dedicadas à utilizadora feminina...e toda a gente goza com a função espelho :P mas eu acho que é pura inveja :P

ana vicente disse...

eu não gozo com as funcionalidades. Não tenho nada contra nenhuma das funcionalidades. Só contra é que seja "telemóvel de gaja" - por que não há de haver nenhum gajo que queira ter um espelho no telemóvel?

Mirna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mirna disse...

Eu acho que os anúncios sugerem algo feminino, pois atrai as mulheres. Eu gosto de comprar coisas feminino, servindo para as mulheres. Por exemplo, eu compro um monte de produtos de beleza, porque me faz sentir melhor, comprar shampoo a seco, polonês, etc.