segunda-feira, 5 de abril de 2010

gato por lebre

Por estes dias, tenho-me deliciado algumas vezes com os programas do Jamie Oliver, desde o Jamie's American Road Trip ou o mais antigo Ministry of Food. Encanta-me sempre a postura, a atitude perante a comida e perante a vida. Há quem diga que, como chef, não é assim grande coisa, mas não há dúvidas que o homem tem um talento nato para mover. Envolve, cativa, inspira. Sempre com a comida, e com toda a cultura associada, à frente (ia dizer atrás mas é mesmo à frente, a meu ver).
Num desses dias de programa, no intervalo deparo-me com a nova campanha da Knorr, com o chef Henrique Sá Pessoa. Segundo dizem é um grande chef e não duvido. Gostava muito do conceito do seu programa televisivo e, de fonte segura, o seu restaurante parece que é um achado.
O anúncio está bem feito, é giro, tem graça. A Knorr deve estar delirante. Quanto ao chef, já não posso dizer o mesmo. Na verdade, a mim não me chateia nada que um chef faça publicidade a cervejas ou a azeite. Encanta-me muito menos que faça campanha por um aditivo alimentar, independentemente da sua qualidade. Ou seja, dizerem-me a mim que posso ser uma Sá Pessoa se acrescentar um pouquinho de um caldo em pacote, faz-me duvidar se quero lá chegar. É como se tivesse de fazer batota.
Para o produto? É excelente, sem dúvida alguma. Representa notoriedade, credibilidade e genuinidade. Para o chef? A meu ver, tira-lhe isso tudo.
Não deixo de querer ir experimentar o seu restaurante, mas acho que levarei alguma desconfiança no palato.
Há associações publicitárias que nem sempre correm bem para as partes. E até as caras mais credíveis se podem tornar num verdadeiro embaraço para uma marca (por exemplo, o Carlos Cruz). Neste caso, o dano vai mais para o chef. Mas isso sou só eu.


4 comentários:

Unknown disse...

Não és só tu. Lá em casa, depois deste anúncio, ninguém respeita este senhor. Que reconheço que saberá umas coisas e que não tem culpa de não ter passado a vida na cozinha (a sua falta de habilidade com a faca é notória), mas que não tem carisma para estar à frente de um programa de televisão. É penoso assistir ao novo formato, na rtp 2.

ana vicente disse...

ah esse não conheço...

pois, lá está. mais me ajudas!

Catarina Reis disse...

Olá tens toda a razão, dá ideia que o chef é o Caldo e não o Sá Pessoa...
Bjs Catarina

Sandera disse...

A meu ver a publicidade está feita de uma forma inteligente e acerta em cheio no target: pessoas que não são assim nada de especial na cozinha porque normalmente nem gostam de cozinhar ( EU ) e que com estes caldos têm a oportunidade de dar sabor a um prato qualquer simples rápido e tal e quem sabe brilhar como o chef Sá pessoa, mas é mesmo só isso, é alguém sem talento prácoisa sentir reconhecimento de sabor junto dos seus, sentir o cheirinho do sucesso gastronómico... os caldos são para os comuns dos mortais.
Faço bem essa distinção por acaso, não me passou pela cabeça em algum momento que a credibilidade do Chef fosse posta em casa. Aliás, este reconhecimento da Knorr prova que entretanto se tornou uma personalidade de reconhecimento público na área...(eu não conheço o trabalho dele confesso) mas fiquei a gostar da coragem ( além de que a pub dá muito dinheiro e uma pessoa tem que se fazer à vidinha) de aceitar este desafio. Há que ter segurança nas suas capacidades.