segunda-feira, 10 de agosto de 2009

estereótipos, humor e chocolates

A questão de género é decisiva para resolver uma série de problemas estruturantes da nossa sociedade. O reenquadramento das relações homem-mulher, o desvelar dos estereótipos e a capacidade de nos reinventarmos, livres de pré-determinações como "um homem não chora" e "uma mulher deve ser passiva e boa dona-de-casa", é crucial para uma sociedade mais equilibrada, justa e livre.
Paralelamente a isso, a relação homem-mulher inspira livros, filmes, quadros, esculturas, anúncios, blogs, anedotas, dizeres populares, etc., etc.. Há toda uma cultura de relação homem-mulher capaz de desenhar cenários trágicos, românticos, cómicos,... É uma fonte infindável de inspiração, pois nela se funda o motor de muitas vidas. É determinante e intransponível (dentro da assumpção de género) a diferença dos sexos.
A construção social, tal como a conhecemos, pressupõe essa diferença. A construção vai mudando, vai-se adequando a novos estereótipos, mas mantém-se a diferença. Essa pode ser ou não perigosa e bloqueadora das liberdades individuais. Por outro lado, pode ser criativa e libertadora. Nada disto, é preto ou branco. A capacidade de definir uma construção social como tal é já um passo em frente para podermos livrar-nos dela, destruí-la, reconstruí-la - cabe dar as ferramentas dessa emancipação. A liberdade de escolher.
Pelo meio, há a publicidade, que vai conseguindo ou não subverter ou aproveitar esses estereótipos para conseguir os seus objectivos. Quando o faz com humor, vale a pena. Como esta campanha da Cadbury, nestes 3 filmes muito cómicos.






5 comentários:

Sandera disse...

Está tão lindo.
E este fim semana eu estava a contar ao C. como eram os anúncios e que tinham imensa piada e ele só dizia hã hã com um ar de muito pouco interessado e a leste e a não apanhar as piadas...eu vi a minha barra de chocolate a subir e subir ;-.)

Mas pronto, é mais giro visto que contado!!!

fumante disse...

Onde os foste buscar? Isso é tão bom para a formação em Igualdade Género....Estão geniais!
hehehehehe

ana vicente disse...

Enquanto estou a deixar este comentário, estou já a tratar desse assunto.
Depois vê o email.

Bom regresso! E bons olhos vejam o fuminho do teu cigarro, eheheh.

asimoes disse...

mto bom!
gosto tanto de chocolate e, de facto, tem alturas que é mto mais saboroso que certos humores :D

Sérgio Mak disse...

Tendo recebido a recomendação do post através de uma donzela e tendo mostrado de imediato o filme a mais três senhoras, posso não acumular pontos em barrinhas de chocolate, mas comi uma boa porradinha a ouvir

"Vocês são todos iguais", "Epá, já me aconteceu isto" ou "Eish, uma Playstation 3" (ok, confesso que esse foi meu).

Boa campanha, bom post :)