quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

post nada natalício, até um pouco apocalíptico

Antes de entrar no espírito do Natal, desejando a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo, cá vai um balanço sobre o clima destes últimos dias. É mesmo sobre o clima.

Hoje o sol está forte em Lisboa, as pessoas estão contentes com isso. Entretanto, a meio da noite, telhados voaram com o vento e a chuva e a neve inundaram algumas partes de Portugal. As notícias dizem que, em Portugal, as temperaturas sobem mais e os efeitos do Aquecimento Global podem sentir-se acima da média mundial. Há poucos dias tivemos um terramoto. Felizmente, os nossos vulcões estão adormecidos.
Esta manhã, lembrava-me da história da humanidade, da origem dos mitos, dos primeiros homens e mulheres a temerem a poderosa Natureza, o irado Deus, a sacrificarem animais e a erguerem templos, a temerem represálias pelos seus pecados, a suplicarem perdão. Hoje temos razão para temer os nossos pecados, mas não haverá templos nem ladainhas que nos possam valer, apenas e só a mudança.
Hoje seria o tempo de olhar para os céus e cravar as mãos na terra, de medo. Mas há demasiadas coisas a ofuscar a nossa visão dos céus e a terra está tapada por alcatrão. E, mesmo com a vergonha de Copenhaga, alguma coisa temos de fazer.

Sem comentários: