quarta-feira, 19 de março de 2008

Mupi ou outdoor?


Este é o primeiro post deste blog. É um post de apresentação e, logo a abrir, damos com a cara do Ewan McGregor... Hum, até a mim me parece estranho, mas ainda assim sei que tem uma razão de ser. 
No outro dia, numa conversa com duas amigas leigas*, uma delas mencionou o "outdoor" do ewan mcgregor. Eu disse-lhe que não era um "outdoor", mas um mupi (não se trata da imagem aqui ao lado - o mupi é um rectângulo vertical). Obviamente, ela não quis saber. Na verdade, queria apenas mencionar como estava "boazudo" na dita publicidade.

Afinal quem quer saber como se chama a uma porcaria de uma peça de publicidade? Que lhes interessa o mupi, o flyer, o outdoor, o stand-up, a orelha, o stopper... e por aí fora! Não interessa mesmo nada. 
Mas interessa o "boazudo" do ewan mcgregor. Ou seja interessa a imagem que passa, a ideia que transmite. Vamos levando, pelo menos nos meios urbanos, com centenas de imagens diárias. Estamos expostos, estamos contaminados. E não há como ignorar.

Eu decidi que ia deixar de estar em negação. Na verdade, não sou leiga, mas também não sou pró-capitalista (mas sim o contrário) nem uma croma das publicidades, das imagens e dos layouts. Mas na verdade sinto que é meu dever deixar de ignorar essa realidade imagética que nos cerca diariamente. 

Porque, de alguma maneira, sinto que quanto mais dominarmos a sua linguagem, mais seremos capazes de não sermos influenciados por ela, capazes até de a alterar.

Este blog pretende ser crítico a falar de tudo o que me entra pelos olhos adentro. Com algum cuidado de não levarmos tudo demasiado a sério, porque penso que isso seria bem perigoso e chato - nunca se deve levar nada disto demasiado a sério, mas apenas as suas implicações. 

Por agora, é apenas isto e, entretanto, vamos vendo o que acontece. 


* neste caso chamo leigo a quem não é um profissional desta área da comunicação.

3 comentários:

asimoes disse...

a bimba fui eu, quack quack quack.

de qq forma não me importo nada que me entrem imagens destas pelos olhos a dentro, até pq as unicas coisa que tive vontade de comprar foi um lenço branco igual e uma mota.

ah, e o ewan...

mas nunca o perfume, publicidade mal feita?

Sandera disse...

em 1º lugar acho que este homem aguenta muito bem o mupi, o outdoor e até uma mega lona forra edíficios...
espalhem-nos por aí srs da pub!!!

eu estou tentada a oferecer este perfume a alguém para ver o que acontece...

ana vicente disse...

Ainda no outro dia estava a conversar com a minha boa amiga sandera sobre essa questão do "quéqueinteressaoperfume?". Mas isto funciona sem dúvida! Quem andar à procura de um perfume para oferecer ao marido, namorado, pai, irmão, amigo colorido e afins, vai com certeza cheirar o perfume do sr.ewan mcgregor! ah podes crer.

eu fui pela primeira vez cheirar o meu perfume (que uso há anos e gosto) por causa do nome. Não fiquei com ele por causa do nome (já tinha rejeitado outros perfumes com bom nome), mas ajudou-me a descobri-lo. E com os perfumes tem de ser mesmo assim. Sugestão, sugestão, sugestão...

Para mim, este anúncio funciona como nuvem de pó...