
Este ano o tema é "Repensar Setúbal. As vidas na cidade no feminino e no masculino", convidando, como se pode ler no programa, "mulheres e homens de todas as idades a recriar formas de se viver melhor na cidade, conjugando a vida pessoal, familiar, social e profissional".
No âmbito do Março Mulher, o projecto Bem me Quero, que se centra na prevenção e desocultação da violência doméstica, irá realizar uma exposição com trabalhos de mulheres que pertencem a um grupo de desenvolvimento pessoal e social dinamizado pelo Projecto.
A mostra terá o nome de "Coisas que me entram pelos olhos adentro", o que muito me orgulha. A equipa do Bem me Quero lançou-me o desafio de participar com eles neste momento e aqui estou eu a começar.
O mote para o trabalho a desenvolver por estas mulheres é mostrar essas "coisas" que lhes entram pelos olhos adentro. Como? Através de uma moldura-caixa, em que construirão um pequeno mundo dessas suas coisas, daquilo que lhes invade o quotidiano e que funda e altera a sua posição, o seu olhar.
Este nome que nos une neste momento é, também, o reconhecimento comum dessa dimensão incontornável da importância das "coisas" e do olhar na definição de quem somos.
Eu, na verdade, mal posso esperar.
O princípio que funda esta exposição é o de que, cada olhar, cada pessoa, cada mulher possui não só um mundo único, como também pode criar um mundo único. A materialização daquilo que nos "entra adentro" é uma expressão absoluta de individualidade, de auto-conhecimento, de reconhecimento de poder de criação e mudança.
Quando reconstruímos o nosso mundo, quando o transformamos, quando o colocamos à escala, é possível ampliar a nossa própria presença, a consciência da nossa posição e a possibilidade de alterá-la.

Por agora, estou expectante. Para ver, para ir partilhando por aqui e preparando também a minha pequena contribuição para a construção destes pequenos grandes mundos.
Mais informações sobre a programação do Março Mulher, e outros eventos a decorrer em Setúbal, encontram-se aqui.
4 comentários:
Grande Ana...
Não haveria melhor parceria para esta actividade. A tua sensibilidade, a forma como consegues descrever as coisas de uma forma tão visível, quase palpável, como as explicas e as verbalizas... é demais.
Obrigado pela parceria. Obrigado pela oportunidade de nos deixares entrar pelos teus olhos adentro.
Beijinhos.
Ai que até corei, caramba.
Obrigada eu!
beijinhos
eu sei que já vou atrasada 2 posts, mas isto do MM e o resto é muito lindo mas deixa-nos completamente sem espaço para o que interessa - agradecer-te, neste caso.
Melhor que o Vasco não é possível, por isso digo bis!!
E já agora, e como sou uma exploradora, deixo aqui o pedido de um/uma voluntária que deseje oferecer o seu trabalho para criar um site de jeito para a SEIES. Basta abrir o link que aqui apresentas para ver como é urgente...
beijo
Olha, isso parece-me que é uma excelente ideia! Ei pessoal!! voluntários?
Enviar um comentário