sexta-feira, 5 de março de 2010

cada olhar, muitas coisas

Há já 17 anos que a Seies organiza o Março Mulher, uma iniciativa realizada em Setúbal em parceria com a Câmara Municipal durante o mês de Março. Composto por um conjunto de actividades, o Março Mulher assinala o Dia Internacional da Mulher, convocando o público a usufruir, durante um mês, de uma diferente vivência das questões de género. Múltipla e abrangente, esta iniciativa tem uma componente social, lúdica e cultural, dinamizando a cidade.
Este ano o tema é "Repensar Setúbal. As vidas na cidade no feminino e no masculino", convidando, como se pode ler no programa, "mulheres e homens de todas as idades a recriar formas de se viver melhor na cidade, conjugando a vida pessoal, familiar, social e profissional".




No âmbito do Março Mulher, o projecto Bem me Quero, que se centra na prevenção e desocultação da violência doméstica, irá realizar uma exposição com trabalhos de mulheres que pertencem a um grupo de desenvolvimento pessoal e social dinamizado pelo Projecto.

A mostra terá o nome de "Coisas que me entram pelos olhos adentro", o que muito me orgulha. A equipa do Bem me Quero lançou-me o desafio de participar com eles neste momento e aqui estou eu a começar.
O mote para o trabalho a desenvolver por estas mulheres é mostrar essas "coisas" que lhes entram pelos olhos adentro. Como? Através de uma moldura-caixa, em que construirão um pequeno mundo dessas suas coisas, daquilo que lhes invade o quotidiano e que funda e altera a sua posição, o seu olhar.
Este nome que nos une neste momento é, também, o reconhecimento comum dessa dimensão incontornável da importância das "coisas" e do olhar na definição de quem somos.
Eu, na verdade, mal posso esperar.
O princípio que funda esta exposição é o de que, cada olhar, cada pessoa, cada mulher possui não só um mundo único, como também pode criar um mundo único. A materialização daquilo que nos "entra adentro" é uma expressão absoluta de individualidade, de auto-conhecimento, de reconhecimento de poder de criação e mudança.
Quando reconstruímos o nosso mundo, quando o transformamos, quando o colocamos à escala, é possível ampliar a nossa própria presença, a consciência da nossa posição e a possibilidade de alterá-la.


Por agora, estou expectante. Para ver, para ir partilhando por aqui e preparando também a minha pequena contribuição para a construção destes pequenos grandes mundos.

Mais informações sobre a programação do Março Mulher, e outros eventos a decorrer em Setúbal, encontram-se aqui.

4 comentários:

fumante disse...

Grande Ana...
Não haveria melhor parceria para esta actividade. A tua sensibilidade, a forma como consegues descrever as coisas de uma forma tão visível, quase palpável, como as explicas e as verbalizas... é demais.
Obrigado pela parceria. Obrigado pela oportunidade de nos deixares entrar pelos teus olhos adentro.
Beijinhos.

ana vicente disse...

Ai que até corei, caramba.
Obrigada eu!
beijinhos

joana disse...

eu sei que já vou atrasada 2 posts, mas isto do MM e o resto é muito lindo mas deixa-nos completamente sem espaço para o que interessa - agradecer-te, neste caso.
Melhor que o Vasco não é possível, por isso digo bis!!
E já agora, e como sou uma exploradora, deixo aqui o pedido de um/uma voluntária que deseje oferecer o seu trabalho para criar um site de jeito para a SEIES. Basta abrir o link que aqui apresentas para ver como é urgente...
beijo

ana vicente disse...

Olha, isso parece-me que é uma excelente ideia! Ei pessoal!! voluntários?