sexta-feira, 29 de maio de 2009

invisível pelos olhos adentro

Chamar a atenção das pessoas para problemas graves nas nossas sociedades não é nada fácil. Muitas vezes, as pessoas, os portugueses sobretudo, compadecem-se com situações particulares trágicas (veja-se o caso recente da menina russa), mas dificilmente são capazes de agir civicamente sobre o problema estrutural. 

Uma acção e uma consciência que determinem mudanças de mentalidade e de quadro social são bem mais difíceis de arrancar. 

Esta campanha da Australian Childhood Foundation vai directa à rua e às pessoas, impactando-as no seu quotidiano, atirando-lhes o problema pelos olhos adentro.

Parece-me que esta é a única forma de abanar a estrutura das pessoas, por instantes, permitindo uma mudança naquilo que são em sociedade e no que podem fazer. Pelo menos, sensibilizá-las para que arrastem outras, para que vivam essa consciência de um modo que influencie outros.

Tal como pode ver-se na imagem, colocaram um manequim do tamanho de uma criança atrás de um cartaz colado à parede. Para se ver algumas das reacções das pessoas e saber mais, espreite-se aqui o filme.



2 comentários:

Anónimo disse...

... Está assustadora e brutalmente brilhante.

chiçoides

Sandera

asimoes disse...

porra, impressionante.

doloroso mm.