quarta-feira, 2 de abril de 2008

a maçã com uma trinca

Lá vêm os especialistas outra vez. Desta feita resolveram fazer um inquérito para agarrados das marcas, que culminou naquilo que eles chamam de Brandjunkies Awards. Por mim, tudo bem. Medir o impacto de uma marca na vida das pessoas, da sociedade e da cultura, parece-me um exercício interessante. Eventualmente podemos achar que roça o fútil, mas uma marca como a McDonald's, por exemplo, diz muito sobre a sociedade em que vivemos. 
Aparte isso, a futilidade está, claramente, nos "junkies" que responderam ao inquérito. A Apple aparece no topo de quase todas as respostas, excepto nas perguntas "más", e isso indica apenas uma coisa: os junkies são os tipos dos gadgets, que é como quem diz gostam das coisinhas que a Apple faz. Dos iMacs, dos iPods, dos iPhones, iPoraífora. 
Uma marca como a Apple, fortíssima e impactante obviamente, é ainda assim uma marca para um nicho. O mesmo nicho que provavelmente se interessa por marcas. Se sociólogos tivessem respondido a este inquérito, teria a Apple estes resultados? Não se trata aqui de uma idiotice minha de estar a torcer por outra marca - na verdade pouco me interessa. Trata-se mais de tentar perceber como o contacto de cada um com as marcas é facilmente relativizável ou enquadrável num determinado grupo de gente.  

5 comentários:

Anónimo disse...

a apple tem coisas giras sim senhora, mas a adesão parece-me uma histeria

ou então é o meu pé burguês a querer fugir para o meu chinelo operário

o bicho furioso disse...

....once you go mac you can't go back....ou seja,aparentemente sou uma brandjunkie...

..e eu que achava que era só uma shoejunkie! Enfim, vivendo e aprendendo!

Anónimo disse...

olha, desculpa lá o mau jeito, mas este comentário devia ler-se uns posts abaixo mas já agora junto tudo:
para responder à tua dúvida, posso dizer-te que os psp que andam na baixa com guia de Lx para informar quem passa são vulgares, mas pasme-se, o dito guia não é visto pelo comando como um instrumento de trabalho, são os próprios policiais que compram do seu próprio bolso.

Agora uma dúvida minha e (só)aparentemente próxima dos interesses deste teu novo blog: ver é mais que olhar ou o contrário? apelo à tua formação filosófica e a que faças os teus arquivos de memória comunicar com os meus porque uma colega perguntou-me isto e eu respondi-lhe convictamente exactamente o contrário do que tu assumes algures por aqui...

ana vicente disse...

ver é mais que olhar, sim.

por isso se diz: olhar com olhos de ver.

mas gosto muito mais da palavra olhar. Onde assumo o contrário? agora fiquei com bicho atrás da orelha.

já suspeitava que os srs. psp pagassem o guia do seu próprio bolso, lá está dependendo exclusivamente das suas consciências cívicas individuais. E provavelmente pelo desejo de não fazer má figura.

em busca da pena disse...

Parabens pelo Blog. Gostei!